Translate

terça-feira, 5 de março de 2013

SpaceX's Dragon faz o ressuprimento da Estação Espacial



Dragon ancorou na Estação Espacial as 8:56 h no ultimo domingo. (03/03)

Foi o segundo voo contratado da missão de  ressuprimento feito pela "The Space Exploration Technologies Corp. (SpaceX) Dragon" para a NASA.
Os membros da Estação Kevin Ford e Tom Marshburn usaram o braço robótico da estação espacial para capturar o Dragon as 5:31 h, ocorrido depois de 1 dia, 19 horas e 22 minutos após o lançamento da nave espacial.
"Os recentes experimentos científicos entregues pelo Dragon trazem a promessa de descobertas que podem beneficiar a Terra e aumentar o nosso entendimento de como os humanos possam se adaptar ao espaço" disse William Gerstenmair  da NASA.
"Os voos espaciais nunca serão livres de riscos, mas é essencial  que nós os Americanos tenhamos voltado a nossa capacidade de realizar os transportes da Terra para a estação espacial e vise-versa".

A nave Dragon subiu do Cabo Canaveral - Flórida as 10:10h na Sexta-feira, a bordo do foguete SpaceX Falcon 9.

Dragon estava carregado com 575 kg de suprimentos, voltara a terra com 1.210 kg de amostras cientificas das pesquisas humanas, estudos de biologia e biotecnologia, investigações de física e atividades educacionais.
Os recentes estudos científicos entregues incluem  biologia molecular, como as células e plantas crescem num ambiente de microgravidade, um experimento chamado de " Coarsening in Solid Liquid Mixtures-3", examinara a mistura de solido e liquido feito de chumbo e estanho que contem uma pequena quantidade de um tipo de estanho chamado de dendrites. Entendendo como a temperatura e o tempo controlam o crescimento destes dendritos, os pesquisadores esperam desenvolver meios mais eficientes e econômicos para produzir produtos derivados da fundição destes metais com uma qualidade impar.

Novos experimentos incluem a observação de como a gravidade influi no crescimento da bactéria E. Coli, produção de cristais de amônio de sulfato de alumínio de uma pureza impossível de obter na terra, etc.

As amostras de experimentos que estarão retornando para a terra ira ajudar os pesquisadores para continuar os estudos do impacto das viagens espaciais  de longa duração no ser humano. As amostras de plantas devera ajudar nos estudos da produção de alimentos durante viagens de longa duração além de melhorar as colheitas aqui na Terra. Os estudos em cristais serão uteis no desenvolvimento de células solares mais eficientes e eletrônica baseada em semicondutores.
A capsula esta programada para permanecer 22 dias na Estação, devera retornar a terra no dia 25 de Março e devera cair no mar do Oceano Pacifico na costa da Baja California.
Este é o segundo voo de um total de 12 a serem realizados dentro do projeto de ressuprimento  do SpaceX. Serão realizados até 2016.
O contrato com a NASA ficou em $ 1.6 bilhões.
Após a experiencia com os fornecedores a NASA, prevê que dentro dos próximos 5 anos, eles terão condições de realizar o transporte de seres humanos até e da estação espacial.
Hoje este transporte é feito pelos Russos.
Paralelo aos fornecedores, a NASA tem seu próprio projeto tal como a nave espacial ORION e o sistema de lançamento espacial (SLS) uma nova capsula e um foguete possante ira aumentar a capacidade da exploração humana. Desenhado para ser flexível no lançamento tanto para missões de seres humanos como de carga,  SLS e Orion devera expandir a presença dos seres humanos alem das orbitas da Terra e habilitar novas missões de exploração no sistema solar.

Fonte:NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário